A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) fizeram uma live nessa 4ª feira (12/8) para apresentar a 3ª Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics), que acontecerá em Curitiba, de 8 a 11 de junho de 2021. A transmissão ocorreu pelo canal da APCF no YouTube.

Assista à íntegra da apresentação da 3ª InterForensics:

Já tradicional na agenda da perícia criminal brasileira, a InterForensics é o maior evento do segmento na América Latina. As edições de Brasília e de São Paulo receberam mais de 3 mil participantes, brasileiros e estrangeiros, inclusive palestrantes dos principais órgãos investigativos dos EUA e da Europa. 

Marcos Camargo, presidente da APCF, falou sobre a importância da conferência para o fortalecimento das ciências forenses no Brasil. “O evento é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento, possibilitando o progresso da perícia criminal. É a chance para o Brasil absorver as boas experiências de outros países e também se consolidar como referência internacional na área forense, além de fomentar reflexões sobre novas possibilidades de aplicação da criminalística na solução de casos que interessem à justiça”, afirmou Camargo. 

O perito criminal federal João Ambrósio, presidente da ABCF e da InterForensics 2021, disse que o evento nasceu como resposta à necessidade de haver um encontro internacional sobre ciências forenses no Brasil e reafirmou o compromisso de repetir a alta qualidade da programação, como nas primeiras edições.

“Em 2019, tivemos 1,8 mil participantes, 35 países representados. Foram 246 palestrantes, 28 patrocinadores e 200 trabalhos científicos apresentados. Todo esse esforço trouxe à InterForensics o reconhecimento de ser um dos 30 principais eventos de ciências forenses do mundo”, disse Ambrósio. “A expectativa é termos cerca de 2 mil particiapantes na próxima edição”, afirmou.

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, participou da transmissão e confirmou o apoio da instituição ao evento. “A InterForensics não deixa nada a desejar aos eventos de outros países. Acho que até supera, porque a nossa casuística é muito interessante. Nós temos uma oportunidade excelente para a comunidade científica brasileira de sediar um evento dessa magnitude. E para nós, da Polícia Científica do Paraná, é uma honra de apoiá-lo.” 

Hélio Buchmuller, perito criminal federal, coordenador-geral da InterForensics 2021 e ex-presidente da APCF e da ABCF, falou sobre a interdisciplinaridade do evento. “Entendemos a conferência como um mecanismo com 4 engrenagens fundamentais: os usuários das ciências forenses, os desenvolvedores do conhecimento, os destinatários das ciências forenses e a indústria de soluções para a área. Sem um desses, a engrenagem não funciona. Por isso, a importância desta interdisciplinaridade”, destacou.

O diretor Técnico-Científico da PF, PCF Alan Lopes, também participou da transmissão e garantiu o apoio do órgão na 3ª InterForensics.

As inscrições para o evento ficarão disponíveis a partir de novembro.