A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Diretoria Técnico-Científica (DITEC) da Polícia Federal promoveram nesta 4ª feira (8/3) cerimônia em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. O evento aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.

O presidente da APCF, Willy Hauffe, destacou a importância do respeito e empatia com as mulheres e do reconhecimento da luta histórica na busca por direitos e condições legais. “Toda mulher é guerreira, em especial, o desafio de ser mulher que atua na segurança pública. Um ambiente pesado e, muitas vezes misógino, que por muitos anos era predominado por homens. As polícias evoluíram e as mulheres têm papel fundamental nos avanços alcançados.”

A perita criminal federal Licia Maria Said de Lavor, chefe do Serviço de Perícias Documentoscópicas, representou todas as mulheres que trabalham na DITEC. Também compuseram a mesa de honra o diretor Técnico-Científico, Roberto Reis Monteiro Neto; o diretor de Gestão de Pessoal, Guilherme Monseff de Biaggi; o diretor do Instituto Nacional de Criminalística, Carlos Eduardo Palhares Machado; e o diretor regional da APCF no Distrito Federal, Enelson Candeia da Cruz Filho.

Na oportunidade, a APCF e a DITEC homenagearam todas as mulheres na pessoa das servidoras que há mais tempo se dedicam ao serviço público no órgão central da perícia criminal federal. Foram elas:

  • A perita criminal federal Jovelina Pereira Marinho, com 44 anos de dedicação à PF, representando todas as servidoras da perícia criminal federal;
  • A agente administrativa Rosangela Sallaberry Roedel, com 28 anos de dedicação no órgão, representando todas as servidoras da área administrativa;
  • A agente de Polícia Federal Mariana Correia Martinez Bandeira, com 24 anos de carreira, representando as demais carreiras policiais;
  • A colaboradora Silvânia da Silva Oliveira, com 20 anos de dedicação na instituição, representando todas as servidoras terceirizadas.