O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, e o perito criminal Otávio Allemand foram recebidos, nesta 4ª feira (24/4), no gabinete da liderança do partido Cidadania na Câmara dos Deputados.

Na reunião com assessores parlamentares, Camargo manifestou apoio ao projeto de lei de autoria do líder da sigla, deputado Daniel Coelho (PE), que institui um fundo de recuperação de ativos e combate à corrupção.

O objetivo da iniciativa é financiar programas e atividades de prevenção e combate a crimes financeiros. Os recursos do Fundo Nacional de Recuperação de Ativos e Combate à Corrupção (FNRACC) seriam aplicados, entre outros pontos, na formação, aparelhamento e especialização da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de outros órgãos.

O projeto, no entanto, só faz referência aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A sugestão da APCF à proposta é ampliar o escopo para outros tipos de crimes cometidos por organizações criminosas, como o narcotráfico.

“Entregamos um ofício em apoio ao projeto e expusemosmos algumas sugestões para aperfeiçoar o texto. Também apresentamos um estudo elaborado pela Associação sobre os ‘endowments’, fundos de gestão”, destaca Marcos Camargo.

Outra questão apresentada durante o encontro é a precificação dos valores de danos gerados à União. A ideia é que a perícia criminal federal seja responsável pela função. “O projeto é relevante. Realmente, no Brasil, há muitos crimes que causam distorções na economia do país”, afirmou Otávio Allemand.