Em comemoração ao mês da mulher, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), com apoio do grupo de trabalho APCF Mulheres, lançou uma cartilha com o intuito de compartilhar as principais ferramentas hoje disponíveis para que vítimas de crimes contra a dignidade sexual, liberdade pessoal, honra, entre outros, possam minimizar o círculo vicioso de desinformação, falta de elementos probatórios e impunidade.

Para além desse aspecto mais prático, o material também propõe ampliar a discussão do tema entre os diferentes atores da persecução penal, incluindo a visão de peritos criminais federais, profissionais responsáveis pela produção da prova científica a partir dos vestígios encontrados em tais crimes, passo fundamental para busca de justiça no estado democrático de direito.

A cartilha tem como autores o presidente da APCF, Marcos Camargo, as diretoras da entidade Meiga Aurea Menezes e Márcia Mônica Nogueira Mendes, as peritas criminais federais Márcia Aiko Tsunoda e Zaíra Hellowell, além da advogada Natalie Alves Lima. Todas compõem o grupo de trabalho APCF Mulheres.

Confira aqui a cartilha.

Baixe aqui o PDF do material.