O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, foi recebido, na 4ª feira (4/9), pelo deputado federal Fábio Trad (PSD-MS), que é presidente da comissão especial que vai analisar o novo Código de Processo Penal (CPP). 

Camargo levou as preocupações da perícia federal sobre o projeto e expôs a necessidade de se aprimorar o texto para assegurar a legalidade e a eficiência dos processos na esfera criminal.

“O projeto do novo CPP fragiliza a prova material isenta porque ele permite, na prática, dispensar a realização de perícia oficial nos vestígios dos crimes, possibilitando que o processo criminal se baseie apenas em provas testemunhais e documentais”, explicou Camargo ao parlamentar.

O presidente da APCF também disse que é necessário tornar o CPP compatível com o novo momento do país, levando em consideração, entre outras questões, a taxa de crimes como homicídio e estupro. 

Apoiador da perícia criminal, Fábio Trad se comprometeu a fortalecer a criminalística e a valorização da prova técnica. Ele ainda manifestou preocupação com os pontos expostos pela APCF e se colocou à disposição para debates sobre o tema.