O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, participou, nesta 3ª feira (2/4), da reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC) para apresentação do projeto “Rede Perícia”.

A reunião aconteceu durante a LAAD Security & Defense 2024, feira que reúne profissionais que atuam na área de segurança e defesa da América Latina, em São Paulo (SP).

O projeto “Rede Perícia” tem como objetivo implementar uma rede de cooperação e integração entre os órgãos de perícia técnico-científica de todo o país por meio do compartilhamento de ferramentas especializadas, otimizando e racionalizando os recursos nacionais, ampliando a capacidade, a qualidade e o tempo de resposta às demandas periciais, uniformizando e aumentando a difusão das Ciências Forenses.

Redução de mortes violentas intencionais; enfrentamento da violência contra a mulher; busca de pessoas desaparecidas; qualidade e excelência da prova; gestão e governança; cadeia de custódia de vestígios criminais; bancos de dados periciais; ensino, pesquisa e inovação são algumas das justificativas para a implementação do projeto. 

A proposta é uma iniciativa da APCF, do CONDPC, da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal (DITEC/PF) e da Associação Brasileira de Criminalística (ABC). A reunião contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.