O presidente da APCF, Willy Hauffe, e o vice-presidente, Luiz Spricigo, participaram nesta 4ª feira (24/5) do lançamento da Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Também marcou presença o diretor da Fundação Justiça Pela Ciência, Hélio Buchmüller.

A FrenID foi anunciada em março de 2023 e tem a APCF como uma das entidades apoiadoras da iniciativa. Entre os objetivos da Frente estão o cumprimento da meta de Desenvolvimento Sustentável da ONU que preconiza que, até 2030, todas as pessoas devem ter acesso à identidade civil, incluindo o registro de nascimento.

O governo brasileira atua na implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que contou com a atuação de peritos criminais federais de diversas áreas. Entre os profissionais, especialistas em documentoscopia, informática e engenharia, foram essenciais no desenvolvimento e implementação do novo documento, e também na solução da validação online.

Willy Hauffe destaca a importância da Frente Parlamentar e a participação da APCF. “O projeto da nova carteira de identidade nacional foi coordenada por muito tempo por peritos criminais federais no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Tenho certeza que o lançamento desta Frente é um importante avanço para o país, e é essencial que a perícia faça parte dessas discussões. É a perícia que, por meio da ciência, poderá auxiliar na prevenção e no combate às fraudes, por exemplo”, afirma.

O presidente da APCF também reforça o papel social da FrenID. “A Frente tem um papel social significativo, tendo em vista que busca dar a todos os brasileiros o acesso a um documento público, que vai garantir a sua existência e acesso a todos seus direitos e benefícios, principalmente os sociais”, complementa.