A Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal lançou nessa 2ª feira (14/12) o Projeto Dispater, que oferecerá mestrado profissional em Economia com ênfase em perícias contábil-financeiras e gestão de ativos. O objetivo é fortalecer o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro no Brasil. 

O programa de mestrado é uma parceria da Universidade de Brasília (UnB) com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas – 20 por cada pasta. 

O lançamento do Projeto Dispater aconteceu no Auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília. Participaram da solenidade o presidente da APCF, Marcos Camargo. o diretor Técnico-Científico, Alan de Oliveira Lopes; o diretor do INC, Raimundo Nonato; o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora; o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Josélio Azevedo de Sousa; a coordenadora do mestrado na UnB, Marina Rossi; e o diretor de Políticas Públicas e Articulação da Senad, Gustavo Camilo Baptista. 

Marcos Camargo falou da importância do constante aprimoramento do conhecimento. “A ciência sempre se aprimora e como carreira policial científica temos que manter esse aprimoramento constante. O crime evolui e precisamos estar prontos para atender as demandas. Nós prezamos muito pela capacitação, tanto que estatutariamente a APCF tem dentro das suas premissas a valorização do perito criminal por meio de capacitações, para que possamos contribuir no aperfeiçoamento da segurança pública. É uma satisfação ver esse mestrado se concretizar, depois de tanto empenho dos colegas na área contábil-financeira”, disse. 

O diretor Técnico-Científico chamou atenção para o aperfeiçoamento das perícias e o desenvolvimento de pesquisas a fim de fomentar as políticas públicas sobre drogas. “A expectativa, por meio deste mestrado, é contribuir cada vez mais para o combate à criminalidade no Brasil.”

Para o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, toda a sociedade ganhará com a capacitação. “Essa qualificação será muito útil para o país. Esse investimento que o governo está fazendo é muito pequeno diante do retorno que a sociedade vai receber”, ponderou. 

Já a professora da UnB Marina Rossi ressaltou a relevância da aproximação da academia com a polícia. “Apesar de ser um mestrado profissional, a capacitação tem muitas características acadêmicas, pois queremos incentivar a pesquisa. Mas, acima de tudo, queremos que estes profissionais compartilhem os conhecimentos com os colegas, nos seus respectivos estados.” 

Leia também: MJSP investirá na capacitação de peritos para fortalecer o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro