A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) convida todos associados e associadas, da ativa e aposentados, a participarem do 1º Prêmio de Fotografia Antônio Carlos Mesquita. As inscrições já estão abertas e vão até 15 de outubro.

Com o tema “Universo paralelo da perícia: um olhar além dos exames periciais”, o concurso tem como objetivo divulgar as atividades periciais e fomentar a integração dos peritos criminais federais por meio da linguagem fotográfica, revelando diferentes olhares e temáticas que envolvem o trabalho da criminalística.

O prêmio é uma homenagem ao perito criminal federal Antônio Carlos Mesquita, ex-presidente da APCF e amante da fotografia, que faleceu em setembro de 2020 vítima de uma aneurisma.

Cada associado pode participar com até duas fotos, que devem ser enviadas no e-mail [email protected] junto com o “Termo de Cessão e Autorização de Uso de Imagem” (anexado no edital).

As imagens podem retratar locais, materiais, objetos de perícia, rotina do trabalho e tudo o que o cerca além do exame pericial em si, como paisagens, fauna, flora e outros objetos que integrem a cena. É recomendável que as imagens não identifiquem pessoas ou locais de crime. As imagens serão recebidas unicamente em formato digital.

As fotografias escolhidas serão impressas e expostas em totens posicionados no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília, com a inauguração da exposição no Dia do Perito Criminal, em 4 de dezembro.

Regras

  • Os participantes deverão enviar arquivos de, no mínimo, 300dpi (com resolução de no mínimo 3.000 pixels) e registro em arquivo JPEG, com legenda;
  • As fotos enviadas até 15 de outubro passarão por uma avaliação preliminar e, posteriormente, serão julgadas por uma comissão especializada, composta de fotógrafo profissional e fotógrafos amadores. Serão selecionadas até 50 imagens por esta comissão;
  • Os registros fotográficos selecionados pela comissão especializada seguirão para votação popular, dentro do site da APCF. Cada associado (em área restrita) poderá selecionar as 10 melhores imagens. Ao final, serão selecionadas as 30 fotos mais votadas;
  • As 30 fotos selecionadas pelo voto popular retornarão para a comissão especializada, que irá apontar as 20 fotos que serão selecionadas para a exposição;
  • A comissão especializada premiará as três melhores fotos. Os três primeiros colocados, além das fotos na exposição, receberão prêmios oferecidos pelo Clube de vantagens APCF CARD.

Confira todos os detalhes do concurso no Edital.