Construída em uma área de mais de 10.000 m², a nova sede da Superintendência da Polícia Federal na Paraíba foi inaugurada nesta 6ª feira (30/8). Presidentes de entidades de classe, autoridades, diretores da PF e servidores da instituição lotaram o auditório do complexo para prestigiar a cerimônia.

“É um marco para a Polícia Federal, para a perícia criminal federal”, destacou o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, que também participou do evento. Segundo ele, com as novas instalações, será possível dar ainda mais agilidade aos trabalhos periciais no Estado. “Vamos continuar a prestar esse serviço que é essencial para a sociedade, para as investigações e para o processo penal”, completou.O espaço da Superintendência, que fica às margens da BR-230, em João Pessoa, dispõe de estrutura completa e moderna. Além do prédio principal, com seis pavimentos, dois anexos completam o empreendimento. O local possui centenas de salas, laboratórios para exames periciais, infraestrutura para pouso, stand de tiro, centro de treinamento, entre outros.

“Os peritos federais que atuam na capital paraibana poderão desenvolver seus trabalhos com ainda mais excelência. E tenho certeza que em breve esse Setec será reconhecido como referência nacional”, afirmou o diretor Técnico-Científico da PF, Fábio Salvador.

Chefe do Serviço Técnico-Científico (Setec) da Superintendência, o perito federal Arthur Vasconcelos ressaltaou que, além de melhorar as condições de trabalho da categoria no Estado, o novo complexo tornará possível o atendimento mais célere. “A inauguração desse espaço vai oferecer à Polícia Federal, em especial à perícia federal, condições de atuação técnico-científica de uma forma muito mais abrangente e colaborativa para todo o sistema. Essa nova estrutura permitirá ainda que uma série de projetos que vêm sendo pensados sejam colocados em prática.”

Grande entusiasta da construção da nova sede da PF na Paraíba, o perito federal Bruno Leitão acompanhou todo o processo desde o projeto inicial. “A equipe da Polícia Federal acompanhou tudo. Isso fez com que o projeto alcançasse esse nível de excelência. Vale ressaltar que o complexo foi executado dentro do cronograma previsto”, disse.

Quem também prestigiou a inauguração foi o vereador paraibano Humberto Pontes, que é perito criminal e ex-presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC). Ele reforça a importância de integração entre as perícias federal e estadual. “Também fui diretor da Polícia Científica da Paraíba e sempre defendi esse diálogo e troca de experiência em prol do fortalecimento da criminalística brasileira.”

Com a finalização das obras, a intenção é que todos os servidores e prestadores de serviço da PF paraibana se mudem para a nova sede nos próximos meses.