A investigação criminal sobre o assalto à sede da transportadora de valores Prosegur colocou a Área de Perícias de Genética Forense (APGEF) da Polícia Federal entre os 6 finalistas do “DNA Hit of the Year”. O programa internacional reconhece o valor da tecnologia dos bancos de dados de DNA na resolução e prevenção de crimes.

Por meio do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), a perícia federal confirmou a participação de um homem no assalto à Prossegur, no Paraguai, em 2017, e no assassinato do agente penitenciário federal Alex Belarmino, em 2016. O exame pericial ainda confirmou a participação do suspeito, também em 2017, em um assalto contra o Banco do Brasil, em Campo Grande.

Nesta edição do “DNA Hit of the Year”, os peritos criminais da PF que atuaram no caso estão sendo representados pela PCF Ana Paula Vieira de Castro. Este é o único trabalho brasileiro classificado para o TOP 6 do programa.

“A classificação do caso Prosegur entre os 6 finalistas do programa ‘DNA Hit of the Year’ representa o reconhecimento internacional da qualidade técnico-científica e da seriedade da perícia criminal brasileira. Os resultados obtidos são consequência de um corpo pericial qualificado, de tecnologia adequada para as análises, do BNPG e de uma legislação moderna e apropriada”, afirma Ana Paula.

Na fase anterior, outros dois crimes solucionados por brasileiros ficaram entre os 17 finalistas da iniciativa, ambos sobre a elucidação de estupros em série em São Paulo e em Goiás.