No Dia do Perito Criminal, comemorado nesta quarta-feira (4/12), o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, publicou um artigo no blog do jornalista Fausto Macedo, no portal Estadão. No texto, Hauffe destaca a importância da atuação dos peritos criminais como agentes imparciais da Justiça, papel que foi recentemente reafirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Lei 12.030/2009.

“O uso da ciência nas investigações criminais, por meio da perícia oficial, tem se mostrado cada vez mais relevante para o fortalecimento da Constituição e do Estado Democrático de Direito.”

O presidente ainda se despede da gestão com o sentimento de gratidão por todas as conquistas alcançadas e o compromisso de manter-se na defesa da perícia criminal e seus valores fundamentais. “É essencial que continuemos a lutar por um orçamento adequado às demandas da perícia, garantindo infraestrutura moderna e acesso às mais avançadas ferramentas. Além disso, é imperativo reforçarmos a valorização e a integração da perícia com outros órgãos de segurança pública, sempre preservando a imparcialidade que nos define”, destaca.

Confira a íntegra do artigo aqui.