Mais um perito criminal federal representou o Brasil no 19° Simpósio Internacional de Gestores das Ciências Forenses, realizado pela Interpol em Lyon, na França. Nesta 5ª feira (10/10), foi a vez do diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Luiz Spricigo, se apresentar no evento.

Em uma de suas palestras, Spricigo chamou a atenção para o trabalho dos peritos federais brasileiros na identificação de novas substâncias psicoativas e a rápida notificação de suas análises junto à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Fruto de uma parceria entre a Coordenação Geral de Repressão de Entorpecentes da PF e a Anvisa, bem como peritos e delegados dos Estados, conseguimos desenvolver um método inovador para propor o controle dessas novas drogas na Agência de Vigilância Sanitária. Dessa forma, o processo ficou muito mais ágil, pois dispensa a aprovação de uma lei”, ponderou Spricigo.

Realizado a cada três anos, o simpósio reúne especialistas de diversos países integrantes da organização. Em outra apresentação, o diretor do INC destacou a importância da atuação dos peritos criminais federais em crimes ambientais no Brasil. “É uma oportunidade para a troca de experiências e o debate, a fim de aprimorar as metodologias de investigação criminal e fortalecer as ciências forenses”, ressaltou.