A nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que tomou posse oficialmente em 1º de janeiro de 2023, realizou a primeira reunião de diretoras e diretores regionais e sub-regionais da gestão. O encontro ocorreu nos dias 9 e 10 de março, no Hotel Quality, em Brasília.

Os peritos criminais federais alinharam estratégias e discutiram ações relacionadas à carreira. Entre outros pontos, foram debatidos temas como recomposição salarial, abertura de vagas para a categoria, necessidade de concursos, autonomia técnica, científica e funcional da classe e a importância da criminalística e do protagonismo da perícia oficial na persecução penal.

O presidente Willy Hauffe conduziu a reunião, que contou com a participação de 27 diretores representantes dos Estados, além de 17 membros da Diretoria Executiva. Hauffe chamou atenção para a necessidade de fortalecer e unir a categoria contra ataques sistemáticos às atribuições da criminalística federal.

Os diretores Técnico-Científico (Ditec), Roberto Reis Monteiro Neto, e do Instituto Nacional Nacional de Criminalística (INC), Carlos Eduardo Palhares Machado, também participaram da reunião e foram sabatinados sobre as demandas das regionais e sub-regionais.