A Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal, com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), inaugurou o painel de azulejos “Visão e Justiça” no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília. O lançamento oficial da obra ocorreu nessa 5ª feira (8/12) e contou com a presença do presidente da APCF, Marcos Camargo, que fez a entrega da doação da entidade para a concepção do painel.

A concepção do painel e sua finalidade de compor de forma perene as novas instalações do INC foi uma iniciativa conjunta da Ditec e da APCF, patrocinadora da obra, que traduz a importância da perícia criminal para a promoção da Justiça.

A inauguração desse painel no nosso prédio do Instituto Nacional de Criminalística é um motivo de muito orgulho para a APCF. Dentre as atividades, dentre as premissas da Associação, também está a valorização da cultura. E é muito importante que nós possamos também trazer a marca da criminalística para esse patrimônio cultural que estamos deixando aqui no INC. Então, é um motivo de muito orgulho para todos os peritos e peritas do Brasil, e também um patrimônio muito importante que ficará para toda comunidade criminalística federal”, destacou o presidente Marcos Camargo durante a inauguração. 

O diretor Técnico-Científico, Nivaldo Poncio, celebrou o lançamento da obra. “ Uma obra dessa envergadura ela eterniza. Eterniza o significado da instituição, eterniza o que ela representa. É muito gratificante para a nossa gestão inaugurar o painel”, disse.

blank

blank

blank

O painel
A obra, concebida pelo artista brasiliense Josafá Neves, vislumbra e privilegia as formas do brasão da PF, do símbolo que representa o Palácio do Alvorada e, em especial, a lupa, que traduz o olhar do perito criminal de forma integrada e composta de várias facetas – o olhar imparcial com base na ciência e na busca da verdade real. 

Em 2017,  eu comecei a desenvolver esse meu trabalho geométrico, onde eu uso como base a arte indígena e de matriz africana e trabalho a simbologia e as cores. No caso do painel do INC, eu uso diversos padrões de azulejaria e insiro o brasão da PF, o símbolo do Alvorada e a lupa”, afirma o artista. 

“Nesse grande painel de arte, eu trago a poética que expressa a busca e a justiça pelo nosso país que é o Brasil”, destaca Josafá Neves.