Profissionais de diversas carreiras policiais participaram, nesta 4ª feira (17/3), da carreata promovida pela União dos Policiais do Brasil (UPB) em apoio e em defesa do serviço público e da segurança pública.

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), integrante da UPB, participou da mobilização, que teve início no estacionamento do Estádio Nacional (Mané Garrincha) e seguiu em direção à Esplanada dos Ministérios com mais de 500 carros.

“Queremos deixar claro o descontentamento pelo tratamento injusto com o qual os profissionais de segurança pública civil, que mantiveram suas atividades durante toda a pandemia, vêm sendo tratados pelo governo federal”, afirmou o presidente da APCF, Marcos Camargo, que participou do ato.

Após a aprovação da PEC Emergencial que, entre outros pontos, poderá congelar os salários dos servidores, vedará a criação de vagas e a contratação de pessoal para preenchê-las, além de possibilitar a redução de valores dedutíveis no Imposto de Renda, os profissionais de segurança pública manterão a mobilização, sobretudo por causa da Reforma Administrativa (PEC 32/20), que impõe novos desafios às carreiras públicas e de segurança pública.

O presidente da APCF afirma que a categoria já foi esquecida pelo governo federal outras três vezes. Na reforma da Previdência, relata Camargo, foram enrijecidas uma série de regras de pensão para o policial. “Com isso, o policial ficou desassistido em muitas modalidades de pensão”, diz o dirigente.