O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, esteve presente na cerimônia de posse do novo ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta quarta-feira (2). “O ministro foi muito objetivo ao destacar a importância da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, uma ferramenta moderna e que precisa ser aproveitada ao maximo. A integração dos bancos de DNA resultará, certamente, em mais eficiência nas investigações criminais e também na melhor aplicação do dinheiro público”, afirmou Camargo.
 
No discurso de posse, o ministro Sérgio Moro afirmou que o banco de DNA é um “instrumento de vanguarda”, “indolor” e deve ser alimentado com “o perfil genético de todos os criminosos condenados por crimes dolosos e de violência grave”.
 
Além do banco de DNA, o combate à corrupção e ao crime organizado serão prioridades de Moro. Para o ministro, deve-se combater as facções criminosas confiscando seus bens, investindo recursos no sistema prisional brasileiro e retomando o controle dos presídios. “O remédio é universal, embora de nem fácil execução”, disse Moro.
 
Quarta-feira, 2 de janeiro de 2019