A Diretoria Executiva da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), empossada em 1º de janeiro deste ano, realizou seu primeiro Encontro de Diretores Regionais da gestão nesta quinta e sexta-feira (20/3 e 21/3). O encontro foi realizado no Hotel Jade, em Brasília.

A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Marcos Camargo, e contou com a participação de 31 representantes estaduais, além de sete membros da Diretoria Executiva.

Ao longo dos dois dias, os peritos criminais federais alinharam estratégias e debateram ações prioritárias para a carreira. Entre as principais demandas discutidas estão: a criação de uma Diretoria de Polícia Científica na Polícia Federal, o cumprimento da Lei nº 13.047/2014, a regulamentação interna sobre a extração de mídias digitais e a atualização dos critérios para nomeação de peritos ad hoc.

Também foram pautados temas como a reestruturação das unidades de criminalística, a criação de novas vagas para peritos, a implementação de adidância para peritos criminais federais no exterior e a regulamentação da Lei nº 12.030/2009 no âmbito da Polícia Federal.

No segundo dia do encontro, os diretores Técnico-Científico da Polícia Federal, Roberto Reis Monteiro Neto, e do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Carlos Eduardo Palhares Machado, participaram da reunião e debateram as principais demandas apresentadas pelas diretorias regionais e sub-regionais.

Veja imagens do encontro: