A edição nº 48 da Revista Perícia Federal já está disponível. A publicação, produzida pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), tem como capa o lema “Justitia Per Scientia” e aborda a importância da valorização da ciência na segurança pública.

A reportagem de capa também aborda o uso da linguística forense e do reconhecimento facial como exemplos de ferramentas científicas usadas no combate ao crime.

O entrevistado especial desta edição é Duarte Nuno Vieira, professor e entusiasta das ciências forenses. Na coluna “Peritos que fazem história”, conheça a trajetória do perito criminal federal João Luiz Moreira de Oliveira, precursor da equipe especializada em Perícia de Incêndios da Polícia Federal e professor da disciplina de Perícias em Incêndio nos cursos de formação da Academia Nacional de Polícia (ANP) desde 2005.

A edição traz diversos artigos. Em um deles, a diretora da APCF Meiga Menezes e a assessora jurídica da entidade, Natalie Alves, discutem revitimização, reconhecimento e impunidade. Outro destaque é a reportagem que mostra como a ciência aplicada à segurança pública e a atuação do colega José Helano Matos mudaram a realidade da criminalidade no Ceará.

No encarte científico “Fronteiras em Ciências Forenses” um artigo detalha as alterações recentes na legislação brasileira aplicada aos bancos de perfis genéticos e seus impactos para a perícia criminal.

Confira a íntegra da 48ª edição da Revista Perícia Federal!