O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) participou de reunião, nesta 2ª feira (8/4), com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Vladimir Freitas. Camargo apresentou a visão dos peritos criminais federais sobre a relevância do Projeto Anticrime, de autoria do ministro Sérgio Moro. “Discutimos alguns pontos da proposta e apresentei sugestões para o aperfeiçoamento da matéria”, destaca.

Entre as questões debatidas está a condenação em 2ª instância que, segundo Camargo, trará avanços à discussão da prova pericial. “Com o cumprimento de pena após decisão em 2ª instância haverá a redução da possibilidade de procrastinação do processo, focando-se na discussão do mérito, momento em que a prova pericial é determinante”, alega.

Outro ponto discutido foi o confisco alargado de bens, medida importante para o combate à corrupção sistêmica. “A perícia criminal federal tem a expertise para efetuar a adequada avaliação dos valores e identificar o real produto do crime, minimizando subjetividades no processo.”

Por fim, Camargo e Freitas falaram sobre a relevância dos fundos de gestão e de medidas adequadas de governança para que se tenha investimento permanente em segurança pública. Além disso, chamaram a atenção para os bancos de perfis genéticos, balísticos e multibiometricos para a resolução de crimes e da capacidade técnica da perícia criminal federal para gerenciá-los.

O representante do MJ agradeceu a visita, elogiou o material produzido pela APCF e se comprometeu a levar todas as questões e apontamentos feitos pelo presidente da Associação ao ministro Moro.