A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) participou, nessa 4ª feira (23/6), da carreata promovida pela União dos Policiais do Brasil (UPB) contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).

A mobilização, em Brasília, teve como objetivo chamar atenção das autoridades e da sociedade sobre os riscos da proposta. O ato público iniciou no estacionamento do estádio Mané Garrincha e seguiu até a Esplanada dos Ministérios com cerca de 500 carros.

Em discurso durante a carreata, o presidente da APCF, Marcos Camargo, destacou que a PEC é uma clara perseguição ao servidor. “Essa proposta foi feita por pessoas que não conhecem o serviço público. Estão fazendo uma reforma que fragiliza a solidez das instituições públicas, permitindo interferências nas instituições. Há um grande risco de as instituições, que devem ser de Estado, se transformem em instituições do governo de ocasião”, afirmou Camargo.

A Reforma Administrativa prevê diversos prejuízos e riscos para as carreiras públicas e para o serviço prestado. Entre alguns dos pontos inoportunos da proposta estão a flexibilização do instituto do concurso público e a total abertura para ingerências por parte de qualquer governo de ocasião.

“É um texto revanchista, feito com raiva e com ódio. Um texto que não enxerga o serviço público na sua essencialidade, um serviço público que leva saúde, segurança, educação, inclusive aos locais mais distantes do Brasil, oferecendo esses serviços essenciais à população brasileira”, reforçou o presidente da APCF.

Veja as imagens da manifestação em Brasília:

Pelo Brasil

Também foram registradas mobilizações pelo país. Em algumas capitais foram realizadas paralisações e carreatas durante todo o dia.

Confira: