“A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) acompanha atentamente a nomeação de André Mendonça para o Ministério da Justiça e de Alexandre Ramagem para a Direção-Geral da Polícia Federal. Ambos têm qualidades para desempenhar as funções.

Neste momento conturbado, no entanto, é necessário que o ministro e o diretor-geral demonstrem repúdio e atuação concreta contra qualquer possibilidade de interferência política nos trabalhos da Polícia Federal, que é uma instituição de Estado.

O STF abriu um inquérito para investigar as acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça contra o presidente da República. Os fatos devem ser analisados de acordo com o devido processo legal, inclusive com a submissão obrigatória, segundo manda a legislação, das evidências físicas à análise da perícia oficial. Apenas assim será possível elucidar a questão de forma científica e eliminar dúvidas que possam ser levantadas por um e outro lado.

A APCF continuará vigilante para atuar contra qualquer interferência indevida nos trabalhos da Polícia Federal, que precisa manter sua autonomia investigativa.”

Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF)