Segundo o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, o 1º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros conseguiu atingir aquilo que tinha se prontificado. Ele avalia o evento como plural, pois promoveu um amplo debate sobre a questão dos crimes financeiros em todos seus aspectos.

“Debatemos tanto as metodologias para produção de provas, para identificação das fraudes, quanto medidas preventivas, os aspectos legais, técnicas de compliance, de auditoria, adentramos nas questões cibernéticas, modernas técnicas de lavagem, promovendo um debate enriquecedor.”

Realizado em Curitiba, de 12 a 14 de março, o Fórum reuniu autoridades no assunto, inclusive profissionais que atuam ou atuaram na Operação Lava Jato. Marcos Camargo destaca a presença de diversos entes dos mais variados órgãos, como peritos criminais federais, delegados de Polícia Federal, membros do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Receita Federal, CADE, CGU, TCU, bem como da iniciativa privada. 

“Mais do que simplesmente enaltecermos nossos acertos, buscamos fazer uma autocrítica para identificar erros e aprimorar o trabalho de combate à corrupção”, afirma.