O programa DNA Hit of the Year, iniciativa global criada para demonstrar o poder dos bancos de perfis genéticos na resolução de crimes, selecionou uma investigação brasileira como uma das mais emblemáticas do mundo. Trata-se do primeiro caso no país em que um suspeito de crimes sexuais em série foi identificado por meio de exame de DNA, com a assistência dos bancos de dados brasileiros.

O perito criminal federal Ronaldo Junior, que inscreveu o caso no concurso internacional, chama a atenção para a importância do Banco Nacional de Perfis Genéticos. "Este caso representa bem a importância dos bancos de dados de DNA e o papel social de uma rede integrada para a promoção da justiça. Por meio dessa forte ferramenta foram cruzados os dados encaminhados pelos laboratórios de DNA forense do Amazonas, do Mato Grosso e de Goiás, o que apontou a autoria de uma série de estupros que ocorreram em diferentes estados brasileiros no decorrer de vários anos. Se a RIBPG e o BNPG não existissem, muitos destes casos não seriam solucionados."

O caso

Entre os anos de 2012 e 2015, várias mulheres foram violentadas nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Goiás. O agressor tinha o costume de agir sempre da mesma maneira e mudava constantemente de cidade.

Em 2015, o criminoso foi preso em Rondônia após cometer roubos e um estupro. O material biológico dele foi coletado e seu perfil foi comparado com outros casos investigados no estado vizinho de Mato Grosso. A comparação imediatamente confirmou o envolvimento do suspeito em quatro estupros.

Quando os perfis genéticos do acusado foram enviados para o Banco Nacional de DNA, novas compatibilidades foram encontradas com três perfis inseridos pelo banco de dados do estado do Amazonas.

Em fevereiro de 2018, analisando amostras coletadas de duas vítimas de estupros na cidade de Goiânia, o laboratório de DNA de Goiás obteve dois perfis genéticos semelhantes. Atualmente, o homem é acusado de cometer abuso sexual em mais de 50 vítimas.

Clique aqui para conferir todos os casos selecionados pelo DNA Hit of the Year.