A perícia federal passou a ter um representante no grupo intergovernamental de pesquisa sobre crimes virtuais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Trata-se do perito criminal federal Ivo de Carvalho Peixinho, que fez sua estreia na reunião deste ano da comissão, realizada de forma virtual de 27 a 29 de julho. Ele é um dos integrantes da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.

O grupo da ONU é formado por especialistas de mais de 90 países e tem, entre outros objetivos, discutir e criar mecanismos de cooperação e prevenção internacional aos cibercrimes. A delegação brasileira contou com 18 participantes, sendo a primeira vez a participação de um perito criminal da PF na equipe. 

“A Importância do grupo se dá pela necessidade de ações globais de prevenção, cooperação jurídica e cooperação policial internacional sobre o tema. Nestas reuniões cada delegação apresenta sugestões e relatam as dificuldades observadas”, explica Ivo Peixinho.

“Pela característica do crime cibernético, que é extremamente volátil, é consenso entre os países que necessitamos de um arcabouço jurídico e policial mais célere e uma uniformidade de legislação para combater essa condutas”, complementa. 

A primeira reunião do grupo de especialistas foi realizada 2011, a segunda em 2013,  a terceira em 2017, a quarta em 2018 e a quinta em 2019.

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFB) e pós-graduado em Segurança da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), Ivo Peixinho é responsável pela área de investigação de crimes de alta tecnologia da PF.