A perita criminal federal Márcia Nogueira representou a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) no 3º Seminário da Perícia Oficial do Maranhão, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de março. No evento, que teve como temática central o combate ao feminicídio, ela abordou a violência cibernética contra mulheres.

Entre outros pontos, Márcia chamou atenção para a “Cartilha de Prevenção e Enfrentamento de Crimes Contra Mulheres e Vulneráveis”, lançada pela APCF em 2022. O material traz as principais ferramentas disponíveis para que vítimas de crimes contra a dignidade sexual, liberdade pessoal, honra, entre outros, possam minimizar o círculo vicioso de desinformação, falta de elementos probatórios e impunidade.

Durante os três dias de seminário foram debatidos os desafios e as estratégias para a prevenção e a elucidação da violência contra a mulher, que vitima milhares de vítimas no Brasil e no mundo. Além de profissionais de perícia, o evento reuniu deputados, vereadores, empresários, diretores de instituições e estudantes interessados na carreira pericial.

A Diretoria Regional da APCF no Maranhão também marcou presença no evento, que teve como organizadora a perita criminal e presidente da Associação da Polícia Técnico Científica do Maranhão (APOTEC-MA) Caroline Carvalho Noleto.

O seminário contou com a participação de renomados peritos criminais dos Estados e da Polícia Federal, que apresentaram casos reais de investigação forense e mostraram como o trabalho pericial é fundamental para a produção de provas técnicas e científicas que possam auxiliar na identificação e na punição dos agressores. Além disso, os palestrantes também abordaram temas como a violência doméstica, os direitos das mulheres, a legislação vigente e as políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio.