O perito criminal federal e cordelista José Alysson Medeiros lançou seu mais novo cordel: “O Perito que enganou o diabo”. O folheto, segundo o autor, tem o intuito de despertar os profissionais de segurança pública e a sociedade para a atenção aos riscos da atividade policial.

“Apesar do tom leve e lúdico deste cordel, o assunto é sério. Tão sério que o patrono da perícia criminal do Brasil, o perito Otacílio de Souza Filho, faleceu após queda de precipício, enquanto realizava exames em um local de difícil acesso no interior de Minas Gerais, em 1976. A data de seu natalício, 4 de dezembro, tornou-se o Dia Nacional do Perito Criminal, instituído pela Lei n° 11.654, data celebrada desde 2008”, destaca Medeiros.

O título do cordel é um singelo tributo ao poeta e gravurista José Costa Leite, amigo de do perito criminal federal e que faleceu em 2021. “Leite deixou imensas saudades à poesia popular nacional e várias obras, dentre elas, a que este título remete: ‘A mulher que enganou o diabo’.”

As xilogravuras e ilustrações do novo cordel ficaram por conta de J.Borges, Marcelo Soares e Jefferson Campos. “A luta do bem contra o mal é comumente retratada na Literatura de Cordel. O diabo costuma representar o mal, sendo sempre derrotado ao final ainda bem. Como dizem que o mal tem várias faces, pedi a cada um dos gravuristas que representassem o título como bem entendessem. E, assim, surgiram as ilustrações que estampam o folheto”, afirma Medeiros. 

O perito cordelista reforça que a conscientização perante os riscos é o primeiro passo para uma postura voltada à saúde e segurança no trabalho. “Que os profissionais de segurança pública entendam que os locais de crime não devem ser subestimados jamais, e que esta obra nos ajude como instrumento de alerta.”

O Perito Que Enganhou O Diabo