O perito criminal federal Alan de Oliveira Lopes, ex-diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, lançou o segundo volume do livro “Superfaturamento de Obras Públicas: do Conceito à Lei nº 14.133/2021”. A obra está disponível nas versões Kindle (digital) e impressa.

“Nessa nova obra, uma sequência do meu primeiro livro lançado há mais de dez anos, apresento uma síntese do meu esforço acadêmico/doutrinário para difundir o conceito de superfaturamento de obras públicas até a sua tipificação na Leis das Estatais em 2016 (Lei nº 13.303) e na nova Lei de Licitações e Contratos em 2021 (Lei nº 14.133). Forçoso reconhecer a sensibilidade da maioria do parlamento ao reconhecer o fenômeno e efetivar a mudança legislativa, ponto para a democracia”, destaca o perito.

O livro tem como coautores os também peritos criminais federais Alexandre Bacellar Raupp, Bruno Lima Salgado, Marco Antônio Borges Traldi, Rafael Rubin Magro, Raimundo Nonato Azevedo Filho, Régis Signor, Renato de Noronha Fernandes e Victor Pozzi Zoch.

“Os capítulos são uma coletânea de casos reais que publiquei ao longo dos anos, sozinho ou em parceria com valentes colegas que também almejam uma sociedade proba e justa. Os estudos de casos descritos foram o ‘estado da prática’ nas suas respectivas épocas. Frutos de perícias criminais de casos de grande impacto que marcaram a evolução da aplicação da engenharia de custos para desvendar fraudes em licitações e contratos”, ressalta o Alan Lopes.

O livro pode ser adquirido aqui.