O perito criminal federal Eduardo Aparecido Toledo, lotado no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal na Paraíba (Setec-PB), ministrou aula inaugural do 2º Curso de Técnico Explosivista Policial (CTEP), nesta 6ª feira (19/7). A capacitação, que ocorre em João Pessoa, é uma iniciativa das Polícias Militares da Paraíba e do Rio Grande do Norte e conta com a participação de representantes de diversos estados.

Durante a aula inaugural, o perito falou sobre avaliação de riscos na atividade policial. De acordo com ele, a iniciativa demonstra o compromisso com a formação de profissionais capacitados para lidar com essas ocorrências complexas e perigosas.

“A participação no evento demonstra, com clareza, a relevância da cooperação entre as polícias estaduais e federais no combate a situações que envolvem explosivos e outros produtos perigosos. Essa união de forças é crucial para garantir a segurança pública e mitigar os riscos a que a população está exposta”, destacou Toledo.

O curso tem duração de seis semanas e espera-se alcançar ao fim o aprimoramento das técnicas e procedimentos utilizados no combate a essas ocorrências; a promoção da padronização das ações em todo o país; a capacitação dos profissionais para atuarem de forma mais eficaz e segura; o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as diferentes regiões; além do desenvolvimento de novas estratégias para a prevenção e o combate a esse tipo de crime.

O perito criminal federal também ministrará aula a respeito de agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN).