O perito criminal federal Érico Negrini teve capítulo publicado em uma das principais publicações internacionais sobre ESG. O livro “Riding The Dragon: The Future of the ESG Law Firm” tem como autores principais os especialistas Paul Q Watchman e Paul Clements Hunt, conhecidos por liderarem a equipe na ONU que desenvolveu o termo ESG, e chega em sua segunda edição com uma série de artigos a respeito da aplicação do método ao redor do mundo. 

Érico Negrini assina o capítulo “Brazil: A global ESG power?” juntamente com a professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Ducineli Régis Botelho. Eles são os únicos brasileiros a terem artigo publicado no livro. A publicação envolve o trabalho de mais de 20 pesquisadores e conta com contribuições de diversos países como França, Índia, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Quênia e África do Sul.

Negrini e Ducineli abordam os desafios do Brasil para a implantação do ESG e a importância da atividade pericial para o desenvolvimento do método.

O livro “Riding The Dragon: The Future of the ESG Law Firm” é a continuação da publicação “Chasing the Dragon: The Rise of the ESG Law Firm”, lançado em 2021 também por Clements-Hunt e Watchman, no qual chamam atenção para que escritórios de advocacia e operadores do direito assumam a responsabilidade, atuando para que empresas cumpram o seu dever fiduciário e legal sobre aspectos relacionados ao meio ambiente, social e de governança.

“A publicação é de extrema importância, especialmente para os próximos anos em que todos nós esperamos que o Brasil retome o seu protagonismo na área ambiental e social, e por reunir algumas das principais referências sobre ESG”, diz Negrini. 

“Trata-se de um grupo que acredito que verdadeiramente atua para reunir e engajar pessoas e empresas das mais diversas áreas em torno de ações e propósitos voltados para viabilizar o futuro da humanidade e para o planeta”, complementa o perito criminal federal. 

“A linha temática que venho desenvolvendo no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UnB, junto com a professora Ducineli, também é sobre ESG, especificamente métricas de índices, evidenciação em relatórios corporativos, greewashing e socialwashing, bem como as diversas iniciativas normativas que tem surgido globalmente e os impactos decorrentes. Durante a minha pesquisa, tive a grata oportunidade de conhecer esses dois autores e um pouco da história relacionada desde o seu início nos anos 2000”, afirma Érico Negrini.

Para ter acesso ao livro de forma gratuita, clique aqui.