O perito criminal federal Ricardo Moraes ministrou palestra na 6ª Conferência Internacional da UNODC sobre Governança, Crime e Justiça. Ele falou sobre a mitigação da extração ilegal de ouro, utilizando como exemplos operações de crimes ambientais da Polícia Federal brasileira.

O evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro, em formato híbrido. A conferência busca promover um intercâmbio mais ativo de conhecimento e melhores práticas, bem como discutir metodologias e fortalecer as capacidades dos institutos nacionais de estatística e instituições policiais de todo o mundo. O objetivo é aumentar a disponibilidade, qualidade e uso de dados para fundamentar a formulação de políticas baseadas em evidências.

O perito criminal federal ressaltou como a PF vem usando dados para combater o comércio ilegal de mineração de ouro no Brasil. “A mineração de ouro ilegal é um problema complexo de entender, com o foco sobre as respostas muitas vezes no sentido de tentar pegar criminosos em os locais onde o ouro é extraído”, destaca.

“Na Polícia Federal, temos um abordagem diferente, usando dados de uma variedade de fontes para examinar as etapas envolvidas na mineração ilegal de ouro para melhor determinar e alvo como responder a esta atividade ilegal. Essa abordagem tem resultado em vários sucessos operacionais recentes no Brasil”, complementa Moraes.