O perito criminal federal e diretor da APCF Alexandro Mangueira Lima de Assis, junto a outros profissionais de segurança pública, participou do lançamento do livro “Superando Desafios em Segurança Pública: a Inovação como Ferramenta de Transformação em Alagoas”.
A coletânea traz trabalhos desenvolvidos por peritos e outros profissionais de segurança pública, além de professores e pesquisadores do Estado de Alagoas que contribuíram com um grande campo de estudo, por meio de pesquisas teóricas e experiências práticas vivenciadas ao longo de suas carreiras.
Alex Mangueira dividiu a autoria do quinto capítulo da obra com o perito criminal da Polícia Científica de Alagoas Gerard de Oliveira Deokaran e a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas Adriana Santos Ribeiro. O capítulo tem como título “Perícias Criminais voltadas para o Plano de Defesa de Alagoas em situações de Domínio de Cidades”.
O livro foi lançado durante a cerimônia de apresentação do Programa Coruja da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, ocorrida em 30 de outubro, em Maceió. O projeto tem como objetivo lidar com a criminalidade, desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões, respaldada em inovação tecnológica.
O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, relembrou das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da segurança pública e como a tecnologia tem sido uma aliada no combate à criminalidade. “Em Alagoas, ferramentas inovadoras têm ajudado o estado na redução dos índices de violência e outras estão chegando para colaborar ainda mais com o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança. Uma delas é o Programa Coruja, que foi criado com o objetivo de lidar com a criminalidade, desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões, respaldada em inovações tecnológicas e teóricas”, ressaltou Saraiva nas primeiras palavras da obra.
O prefácio ficou a cargo do coronel Valmor Saraiva Racorti, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Superando Desafios em Segurança Pública” é, sem dúvida, uma leitura fundamental para acadêmicos, profissionais da segurança pública, formuladores de políticas e todos aqueles que desejam compreender as nuances da segurança em um contexto desafiador. As pesquisas e propostas apresentadas aqui, têm o potencial de servir como um farol, iluminando o caminho para um futuro mais seguro e resiliente em Alagoas e, além disso, em outras regiões que enfrentam desafios semelhantes. Este livro representa uma contribuição notável para o campo e é um guia inspirador para todos os interessados na melhoria da segurança pública”, afirmou Racorti.