O perito criminal federal Alan de Oliveira Lopes teve seu artigo sobre superfaturamento de contratos governamentais de serviços de engenharia e construção publicado na Revista Brasileira de Ciências Policiais. Ele chama a atenção para dados que mostram que a cada ano bilhões de reais são desviados por meio de contratos desta natureza.

Na publicação, Lopes destaca ainda como os peritos engenheiros civis brasileiros têm utilizado técnicas para suprir investigações policiais de fraudes na contratação e execução de obras públicas.

“A existência de preços elevados e a falta de quantidades de serviços executados são associados à corrupção pública. Após descobrir esse fato, as autoridades responsáveis pelas investigações começaram a solicitar a elaboração de exames periciais de engenharia de custo para complementar ou fornecer suporte a outros tipos de provas criminais como operações de infiltração, vigilância eletrônica autorizada pela justiça, informantes ou colaboradores premiados”, pontua no artigo.

Confira a íntegra da publicação: https://bit.ly/31SNAz0