Os peritos criminais federais aposentados Otávio Brandão e Alessandra Lisita receberam uma homenagem, nesta 5ª feira (24/10), da Diretora Técnico-Científica (Ditec) e da Superintendência Regional da Polícia Federal do Distrito Federal (SR-DF). O reconhecimento pelos serviços prestados à Polícia Federal foi oferecido aos peritos durante comemoração do Dia do Servidor Público, realizada no auditório do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

O evento foi organizado com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e contou com a participação do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Também foram homenageados agentes de Polícia Federal aposentados Onildo Montenegro e Sebastião Rabelo, a escrivã aposentada Paula Velozo e o desenhista Ednei Gonçalves.

Valeixo afirmou em seu discurso que o servidor público exerce papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país e, por isso, merece respeito. “O Estado torna-se alicerçado com o esforço, dedicação e trabalho de funcionários públicos, cidadãos que carregam a responsabilidade de estabelecer uma relação entre o poder público e a sociedade”, disse o diretor-geral.

Uma das homenageadas, Alessandra expressou seu agradecimento à Polícia Federal. “Foi a realização de um sonho servir ao país e integrar uma das instituições mais respeitadas e admiradas pelos cidadãos brasileiros.” Ela disse ainda que, durante sua carreira como perita criminal federal, teve a oportunidade de não só usar seu conhecimento técnico como engenharia florestal, como também aprender muito.

“Vi a PF, que já era respeitada pelo trabalho dos que nos antecederam, crescer e evoluir. Na criminalística, participei de um contínuo esforço para atuar na vanguarda do conhecimento de forma técnica e imparcial, sempre em busca da justiça na persecução penal”, completou.

Já Brandão ressaltou que se sente recompensado por ver a perícia criminal federal mais forte. “A Polícia Federal é tudo na minha vida. Eu fiz da PF a minha casa. Foram vários anos de dedicação e nós conseguimos muitas coisas para tornar nossa instituição cada vez consolidada. E eu me orgulho muito de ter feito parte dessa história.”