Peritos criminais federais, estaduais e do Distrito Federal participaram, de 19 a 30 de outubro, em Brasília, de mais um etapa do Curso de Especialização em Criminalística Aplicada a Locais de Crime. Essa foi a segunda fase da pós-graduação, que contou com aulas presenciais e treinamentos práticos no Instituto Nacional de Criminalística (INC) e no Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. 

Criada em parceria com a Escola Superior de Polícia (Cesp) da ANP e a Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da PF, com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a especialização tem ao todo 8 etapas (presenciais e à distância) e vai até outubro de 2021. Nesta fase prática realizada em Brasília, os alunos tiveram as disciplinas “Sistematização da Resposta Pericial”, “Estudo Integrado de Vestígios” e “Locais de Crime Contra o Patrimônio e Pós-Explosão”. 

O curso é coordenado pelos peritos criminais federais Carlos Eduardo Palhares Machado e Jesus Antonio Velho. “Nosso objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver/aplicar conhecimentos avançados da área de perícias externas, padronizando, no mais elevado nível metodológico, a realização de exames periciais relacionados com locais de crime e a elaboração dos respectivos laudos periciais, fortalecendo a prova pericial e sua relevância na elucidação dos delitos”, destaca o PCF Jesus. 

Os 30 participantes da capacitação foram escolhidos por meio de processo seletivo. Ao todo, o curso recebeu mais de 500 inscrições. Dos cursos de pós-graduação oferecidos pela ANP, este foi o mais concorrido. A perita criminal Amanda Melo, da Polícia Civil da Paraíba (PC-PB), é uma das alunas. Ela chama atenção para o intercâmbio de conhecimento entre as realidades estaduais aliadas à federal.

“Está sendo uma experiência incrível. Ter aulas com as maiores referências da área é empolgante. Não tenho dúvidas que, ao final do curso, teremos uma perícia criminal brasileira de maior excelência. Não pensamos só nos 30 peritos que participam, mas no todo. Os conhecimentos daqui serão repassados, pesquisas serão realizadas e novos procedimentos serão idealizados. Teremos uma perícia renovada”, relata Amanda. 

Confira as etapas do curso de especialização:

Etapa 1 – Presencial remota via Teams de 1º a 16 de outubro de 2020

Etapa 2 – Presencial de 19 a 30 de outubro de 2020

Etapa 3 – EAD – Plataforma ANP.cidadã de 02 a 13 de novembro de 2020

Etapa 4 – Presencial de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020

Etapa 5 – EAD – Plataforma ANP.cidadã de 14 a 24 de dezembro de 2020

Etapa 6 – Presencial de 22 de fevereiro a 5 de março de 2021

Etapa 7 – Orientação de TCC – remota de 5 de março a 30 e junho de 2021

Etapa 8 – Defesa de oral de TCC em banca examinadora – de 1º a 20 de outubro de 2021