A experiência e formação dos peritos criminais federais os habilitam a ir muito além da essencial e relevante análise de vestígios e da produção de laudos. Atualmente, diversos desses profissionais participam da gestão da Polícia Federal ou de outros órgãos, exercendo funções de destaque. Em tempos de combate a corrupção e ao desvio de recursos públicos, a presença dos peritos criminais federais contribui de forma positiva para a imagem de integridade e competência desses órgãos.

É o caso dos peritos federais Alan de Oliveira Lopes e Eduardo Siqueira Costa Neto, que atuam no Ministério da Infraestrutura (Minfra) e usam suas experiências técnico-científicas para o desenvolvimento da pasta.

Ex-diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, Alan Lopes é engenheiro civil de formação e exerce a função de Chefe de Gabinete do ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Compete a ele assistir o ministro na sua representação política e social e, tecnicamente, nos assuntos institucionais. Para isso, ele coordena uma equipe de cerca de 95 profissionais distribuídos em quatro unidades subordinadas diretamente ao gabinete. Alan também é professor e autor da obra “Superfaturamento de Obras Públicas”.

“A minha missão aqui não é fácil. Demanda muita dedicação. Tenho que me empenhar muito, mas não vim aqui para ficar numa zona de conforto. Com certeza, a experiência como perito criminal federal e como diretor Técnico-Científico me ajudam muito na função que exerço e auxiliam no trato com a equipe, afinal tinha que gerir uma estrutura com unidades em todo o Brasil e com mais de mil peritos criminais federais”, destaca Alan.

“Como peritos, somos moldados a trabalhar com racionalidade, ética e em bases científicas. A ciência, e principalmente o seu método, podem estar em todos os lugares e são guias para as minhas ações e decisões no Ministério”, complementa.

Com o perito criminal federal Eduardo Siqueira Costa Neto não é diferente. Apesar de estar aposentado, aceitou convite de Alan Lopes para comandar a Assessoria Administrativa do Gabinete do Minfra. As coordenações chefiadas por Eduardo são responsáveis pelo tratamento e distribuição de todos os documentos e processos que transitam no gabinete do ministro, além de executar todas as atividades de apoio e suporte administrativo.

Siqueira também é autor de três livros, dentre os quais destaca-se o “Ciências Forenses”, do qual foi autor do capítulo dedicado a criminalística da área financeira. Professor com especialização em auditoria e mestrado Contabilidade, Eduardo destaca: “A minha experiência e formação têm sido fundamentais para a atividade que exerço no Ministério. O perfil do perito nos ajuda a tomar decisões corretas, produtivas e bem fundamentadas. Sem dúvida, a experiência como perito na Polícia Federal auxilia muito o trabalho aqui.”

Alan de Oliveira Lopes e Marcos Kleber Ribeiro Felix

Outro exemplo é o consultor legislativo do Senado Federal Marcos Kleber Ribeiro Felix. Ele atuou como perito criminal por sete anos e carrega a bagagem técnico-científica consigo. No MInfra, atualmente é Assessor Especial do ministro para assuntos da área de transportes ferroviários. Sua dissertação de mestrado em transportes na UnB teve papel significativo no desenho do novo modelo de desenvolvimento do transporte ferroviário do Brasil, positivado na Medida Provisória Nº 1.065 e no Projeto de Lei nº 261 do Senado Federal, ambos em discussão no Congresso Nacional. As matérias propõem novas regras para o mercado ferroviário brasileiro, atraindo quase uma centena de bilhões de reais em novos investimentos.

“A experiência na PF foi fundamental para entender as limitações das obras públicas e do mercado fechado no sistema de concessões. Abrir o mercado ferroviário significa não somente dar competitividade ao mercado, mas também reduzir as oportunidades de desvios e as falhas de governo”, afirma Felix.