Peritos criminais federais do Serviço de Perícias em Laboratório (SEPLAB), do Instituto Nacional de Criminalística (INC), contribuíram com conhecimentos científicos em duas importantes publicações mundiais. O PCF Elvio Dias Botelho, chefe da área, auxiliou na revisão do manual de “Métodos Recomendados para a Identificação e Análise de Catinonas Sintéticas em Materiais Apreendidos” do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O manual faz parte de uma série de publicações do UNODC que tratam da identificação e análise de vários tipos de drogas sob controle, com o objetivo de harmonizar e estabelecer os métodos de análise recomendados para os laboratórios de exame de entorpecentes em todo o mundo.

Já as peritas federais Mônica Paulo e Luiza Brandão e o perito federal Jorge Jardim Zacca, também do SEPLAB, publicaram artigo na revista internacional de ciências forenses “Forensic Science International” sobre a identificação de novas substâncias psicoativas. No artigo, os peritos apontam os desafios da análise dessas drogas.

Confira a publicação do UNODC.

Clique aqui para ver o artigo na “Forensic Science International”.