Os peritos criminais federais do Núcleo Técnico-Científico da Polícia Federal de Marília (SP) realizaram, nessa 4ª feira (12/8), a perícia de local de crime na chácara usada por uma quadrilha que fraudava o auxílio emergencial de R$ 600, em Lençóis Paulista, no interior do estado.

A polícia chegou até a central de fraude após uma denúncia anônima. Segundo a PF, a chácara foi escolhida pelo grupo devido à dificuldade de acesso. Mas moradores desconfiaram de movimentações suspeitas e do entra e sai de carros de luxo no endereço. 

Além da análise do local de crime, a perícia criminal federal examinará materiais apreendidos, como os computadores utilizados pela quadrilha para armazenar dados de moradores e criar perfis falsos na Caixa e sacar o auxílio emergencial de forma indevida. A PF também encontrou carros, motos, cartões bancários, chips de celulares, dinheiro em espécie e cheques. 

“Três peritos participaram da perícia no local de crime e produzirão o laudo. Mas, para a análise do material apreendido, contaremos com toda a força de trabalho do Nutec de Marília e ainda com o apoio de outras unidades de perícia da PF”, destaca o PCF Antonio Brandão, chefe do núcleo de criminalística federal em Marília. 

Brandão explica que, além da busca pela materialidade do crime e de indícios de autoria, a perícia em casos que envolvem alta tecnologia é importante para entender as metodologias usadas pelos criminosos e auxiliar no combate ao crime organizado. “Neste caso, poderemos inclusive identificar possibilidades de melhorias nos sistemas e procedimentos de concessão do auxílio”, ressalta.