Os peritos criminais federais Ivo Peixinho e Breno Marchetti conquistaram o 2º lugar no “Digital Security Challenge”, desafio realizado pela Interpol, de 12 a 16 de outubro. O evento reuniu mais de 100 especialistas forenses em crimes cibernéticos e informática de 50 países.  

O evento constitui em uma competição entre equipes de policiais de todo o mundo. No desafio, os participantes tiveram de solucionar um ataque cibernético a uma empresa fictícia que teve seu e-mail corporativo invadido por hackers. Peixinho e Breno foram os únicos representantes brasileiros na iniciativa. O grupo deles contou ainda com integrantes do Japão, Gana, Sri Lanka e Catar. 

Na situação hipotética, os criminosos teriam usado o e-mail do diretor da empresa para induzir um funcionário a fazer um pagamento de U$ 100 milhões para uma conta controlada pela quadrilha. Durante o evento, os especialistas realizaram uma investigação simulada até chegarem aos autores do crime. 

Entre outras ações, os peritos tiveram de analisar computadores infectados e o conteúdo das mensagens de e-mail recebidas pela empresa fictícia para descobrir evidências do malware usado e os servidores de e-mail que foram comprometidos.

“Essa é a terceira vez que participo do Digital Security Challenge, que simula alguns dos obstáculos que nós peritos e investigadores em informática forense enfrentamos todos os dias. E iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento de nossas capacidades”, destaca Peixinho. 

“Nosso desempenho no evento mostra que, em termos de capacidade técnica, a perícia criminal da Polícia Federal está entre as melhores polícias técnico-científicas do mundo”, afirma o PCF Breno Marchetti.

O evento está em sua quarta edição que, em decorrência do novo coronavírus, foi realizado totalmente de forma virtual. As edições anteriores simularam chantagem cibernética envolvendo Bitcoin, um ataque de ransomware e a invasão de dispositivos da “Internet das coisas”.