Vinte peritos criminais dos Estados e do Distrito Federal participaram do Curso de Novas Substâncias Psicoativas, ministrado por peritos federais do Serviço de Perícias em Laboratório (SEPLAB) da Polícia Federal. A capacitação aconteceu de 5 a 9 de outubro, no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.

O curso faz parte do Projeto Minerva, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a PF. Nesta edição, além do DF, tiveram representação no treinamento os Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

Coordenadora do curso sobre novas substâncias psicoativas, a perita criminal federal Mônica Paulo destaca que foi abordada a identificação de novas drogas, desde sua amostragem, análise, interpretação de resultados e classificação na legislação vigente, até a elaboração do laudo pericial.

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos e tornar a criminalística brasileira ainda melhor. Os peritos voltam para os seus estados atualizados com as metodologias de análises, o que facilita a identificação das substâncias. Durante o curso, cada profissional traz a sua experiência e isso também coopera para que todos retornem preparados para analisarem e identificarem novas drogas inseridas na sociedade”, ressalta Mônica.

Até agora o Projeto Minerva já capacitou mais de 40 peritos estaduais. A expectativa é que, até 2022, cerca de 200 profissionais participem dos cursos do projeto.