Peritos criminais federais participaram do “Curso de Direito Aeronáutico”, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em Brasília. Na 4ª feira (31/7), primeiro dia do encontro, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, prestigiou a cerimônia de abertura do evento.

O objetivo do curso é discutir questões atuais da aviação civil. Palestras, painéis e visitas técnicas a laboratórios de investigação de acidentes aeronáuticos e centros de controle de tráfego aéreo fazem parte da programação. “É muito importante a participação da perícia criminal federal em debates como este, sobretudo no que diz respeito a nossa atuação em casos de acidentes aéreos”, destaca Camargo.

Participaram do curso, que terminou na 5ª (1/8), os peritos federais Gregson Chervenski, Alan Lopes, Eduardo Siqueira, João Luiz e Carlos Eduardo Palhares. Chervenski chama a atenção para a troca de experiência com outros órgãos. “Nós já atuamos em tantos casos emblemáticos do mundo, e momentos assim são necessários para que possamos aprofundar nossos conhecimentos”, diz.

Na avaliação do presidente da Ajufe, juiz federal Fernando Mendes, debates sobre Direitos Aeronáuticos são importantes para todos. “A Ajufe vem discutindo como decisões judiciais causam impactos no marco regulatório e no mercado concorrencial. E o tema ganha especial importância quando falamos no segmento da aviação civil e sua regulação técnica e operacional.”

Entre os temas abordados no evento estão: acidentes aeronáuticos e investigações sobre essas ocorrências, regulação, voos low cost e condutas de passageiros.

""