Os peritos criminais federais Gustavo Evaristo de Sousa e Anderson Renno Severiano também conquistaram medalhas  nos Jogos Mundiais da Polícia e Bombeiros 2022 (World Police & Fire Games – WPFG), realizados em Rotterdam, na Holanda, de 22 a 31 de julho. Eles competiram nas modalidades de jiu-jitsu e jiu-jitsu sem kimono e trouxeram para o Brasil duas medalhas de prata e uma de bronze. 

Confira o resultado individual dos atletas:

  • Gustavo Evaristo de Sousa: 2 pratas (1 no jiu-jitsu e 1 no jiu-jitsu sem kimono)
  • Anderson Reno Severiano: 1 bronze (jiu-jitsu sem kimono)

Gustavo começou a praticar o esporte em 2010, aos 17 anos, e se mantém ativo desde então. Em 2017, fui graduado à faixa preta. Hoje, em meio a rotina do trabalho, treina ao menos 3 vezes por semana. 

Ele conta que estava afastado das competições há alguns anos, porém se sentiu novamente motivado a competir e, portanto, decidiu participar do WPFG. “É um evento que sempre admirei, antes mesmo de me tornar policial. Lutar nesse evento foi uma experiência incrível, e pretendo retornar na próxima edição no ano que vem”, afirma.

Severiano iniciou no jiu-jítsu em 2021 e de lá pra cá nunca mais parou. Ele treina diariamente tanto em local particular quanto no tatame provisório que instalou junto com Gustavo na Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. 

“Tento competir na medida do possível. Ano passado me dediquei mais e conquistei dois grandes títulos. Orgulhosamente, sou campeão amazonense e brasileiro”, diz o perito criminal federal.

O WPFG 2022 contou com mais de 10 mil competidores de 70 países diferentes e 63 esportes, incluindo jiu-jitsu, natação, CrossFit, atletismo, pólo aquático, kitesurf, entre outros.