Segundo pesquisa feita pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT), a Polícia Federal está no topo da lista de instituições mais confiáveis entre os brasileiros. Foram ouvidas 2.009 pessoas de 151 municípios, entre 8 e 16 de novembro de 2019.

De acordo com o levantamento, 33% dos entrevistados afirmaram “confiar muito” na PF. Para o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais da PF (APCF), Marcos Camargo, a pesquisa reflete o bom trabalho que vem sendo feito pelos profissionais da instituição. “Sobretudo por conta da qualidade das investigações, da robustez científica dos conteúdos probatórios”, complementa.

“Temos uma instituição que se baseia em verdades científicas, dando mais segurança processual. O resultado também prova que a PF é um órgão republicano, de estado, e não de governo. Por isso, tanta credibilidade entre a população”, destaca Camargo.

Em sua conta no Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também celebrou o resultado. “Parabéns à PF por ter alcançado o maior índice de confiança da população”, postou.

Entre as forças de segurança pública mais confiáveis, depois da Polícia Federal, ainda aparecem as Forças Armadas (29%) e a Polícia Militar (20%).

O menor índice de confiança vem dos partidos políticos, com apenas 1%. A pesquisa indica que 71% dos brasileiros não confiam nas siglas. Depois dos partidos políticos, o segundo lugar fica com o Facebook, com 54% de rejeição, e o Congresso Nacional, com 50%.