O Núcleo Técnico-Científico (Nutec) de Foz do Iguaçu (PR) inaugurou, nesta 6ª feira (31/3), o Laboratório de Perícias Veiculares da Delegacia de Polícia Federal da cidade. Com cerca de 1.000 m² de área construída, a nova estrutura possibilitará mais eficiência e celeridade para uma demanda de mais de 1.000 veículos periciados pela unidade de criminalística por ano. 

O Nutec de Foz do Iguaçu foi uma das pioneiras na interiorização dos trabalhos de perícia na Polícia Federal brasileira e, após 20 anos de sua criação, ganha as novas e modernas instalações na área de perícia veicular.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, prestigiou a cerimônia. Ele chamou atenção para a importância do olhar atento do Departamento para a estruturação das unidades do interior. “A perícia criminal federal e a Polícia Federal são únicas, e não pode haver diferença entre capital ou interior. Para a APCF, é uma honra participar de momentos como este, sobretudo quando o trabalho é fruto do empenho dos colegas. Parabenizo os peritos de Foz do Iguaçu pela conquista, e que eles sejam referência para outras unidades”, afirma. 

O laboratório, construído em um grande terreno que também servirá de depósito para veículos, possui três módulos. O primeiro deles é dedicado à área administrativa e à perícia de veículos pesados. O outro módulo para veículos leves e o terceiro à inspeção prévia e análises gerais. O prédio conta ainda com acessibilidade, vestiários, entre outras funcionalidades.

blank

blank

Participaram da cerimônia de inauguração o diretor regional da APCF no Paraná e chefe do Nutec, Marcos Antônio da Silva; o diretor Técnico-Científico da PF, Roberto Monteiro; o diretor do Instituto Nacional de Criminalística, Carlos Eduardo Palhares; o superintendente da PF no Paraná, Rivaldo Venâncio; e o chefe da Delegacia da PF em Foz, Fábio Seiji Tamura. 

O perito criminal federal Marcos Antônio da Silva destacou que serão feitas parcerias para que o laboratório seja compartilhado com outros órgãos. “É um espaço que vai servir a perícia, a Polícia Federal e até outros órgãos. Queremos que este laboratório se torne um centro de difusão de conhecimento nessa área e outras áreas adjacentes que possam vir surgir”, disse. 

Roberto Monteiro, diretor Técnico-Científico, reforçou a importância da integração. “Desde que assumi a Ditec, tenho falado que precisamos atuar cada vez mais de forma integrada. Nossa ideia é pegar esse projeto e espalhar para outros pontos do nosso país e também melhorar as condições de trabalho dos colegas. Acredito que é uma infraestrutura que vai trazer uma série de benefícios e muitas vantagens para a Polícia Federal como um todo.”

blank

blank

blank