A Polícia Federal do Ceará realizou, de 3ª (17/11) a 5ª feira (19/11), uma exposição no Shopping Iguatemi Fortaleza em comemoração ao Dia do Policial Federal, celebrado em 16 de novembro. A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) apoiou o evento.

A perícia criminal federal contou com um estande com modernos equipamentos em tecnologia da segurança, como luzes forenses para exame de local de crime, ferramentas de georreferenciamento voltados para aplicação em perícias de engenharia, aparelho de espectrometria, entre outros. 

Chefe do Setor Técnico-Científico (Setec) da Superintendência da PF de Fortaleza, o perito criminal federal João Bosco chama atenção para a aproximação do público com a polícia. “Foi uma oportunidade de interação com a sociedade. O público pôde conhecer melhor o trabalho da perícia criminal federal, além de outras categorias, os nossos equipamentos, as técnicas utilizadas para os exames periciais. Eventos como este são importantes e precisam ser feitos com frequência, tendo em vista que aproximam o cidadão da polícia”, destaca. 

Os peritos criminais federais ficaram à disposição durante todo evento e compartilharam dicas práticas para identificação de cédulas falsas e adulterações de documentos, além de informações sobre segurança digital em smartphones e outros equipamentos.

O Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM) e o Grupo de Pronta Intervenção (GPI) apresentam a lancha de patrulhamento marítimo e a viatura ostensiva. Os cães farejadores da PF também interagiram com o público. Além disso, demonstrações de impressão digital e desenho de retrato falado foram apresentados.