Com o intuito de estimular a responsabilidade social por meio da fiscalização do poder público e reconhecer boas atitudes, o Prêmio Congresso em Foco 2019 foi lançado nesta 3ª feira (14/5), em almoço com parlamentares e autoridades, em Brasília.

A premiação conta com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Para o presidente da entidade, Marcos Camargo, a iniciativa é uma forma de mostrar que existe a boa política. “A política é importante para o Brasil e temos, sim, parlamentares responsáveis que trabalham com ética. E a proposta do evento é justamente essa: valorizar e incentivar que esse modelo seja realmente priorizado dentro do Congresso e que seja valorizado.”

Neste ano, os escolhidos receberão o prêmio em 19 de setembro. Mas em pouco mais de um mês, no dia 17 de junho, a população já pode começar a ficar de olho nas primeiras informações. Nessa data será divulgada a lista dos parlamentares que poderão disputar as categorias gerais de "Melhores Senadores" e "Melhores Deputados" neste ano.

A APCF será responsável pela auditoria da votação. “Nós trabalhamos há muito tempo e fazemos a auditoria do sistema de votação para avaliar se tudo ocorreu dentro dos parâmetros mínimos de segurança, para evitar votos em duplicidade. Para que tenhamos um resultado confiável da votação, nós usamos algumas ferramentas para garantir que isso ocorreu dentro da normalidade.”

Só podem concorrer parlamentares que, até a data de início da votação, tenham exercido o mandato durante pelo menos 60 dias em 2019 e que não respondam a acusações criminais. Nesta edição, será premiada pela primeira vez a categoria especial "Clima e Sustentabilidade", com o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Foto: Edgar Marra