O Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), da Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal, conquistou duas importantes premiações no 27º Concurso Inovações no Setor Público. Na categoria “Inovação ambiental”, a iniciativa garantiu o 1º lugar. Já na categoria “Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal”, ganhou o 3º lugar. A cerimônia de premiação ocorreu na 5ª feira (9/11), em Brasília.

Criado em 2020, o Programa Brasil M.A.I.S é uma iniciativa da Polícia Federal com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O promove a aplicação da geotecnologia em apoio às funções de segurança pública, polícia judiciária, administrativa e demais atividades de Estado, por meio do acesso a imagens de satélite de alta resolução.

Além disso, a ferramenta tem ajudado na identificação, monitoramento e operações policiais relacionadas a desmatamento, queimadas ou rompimento de barragens.

O Concurso Inovações no Setor Público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) desde 1996, com o objetivo de incentivar a implementação de inovação em serviços, processos ou políticas públicas que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade, além de reconhecer e valorizar equipes de servidores ou empregados públicos que atuam de forma criativa e proativa em suas atividades.

Nesta edição, mais de 16 mil pessoas participaram da votação on-line para eleger os projetos favoritos.