Um projeto desenvolvido por peritos criminais federais do Grupo de Engenharia Legal do Setor Técnico-Científico da Paraíba (Setec-PB) venceu o 1º Concurso de Inovação da Polícia Federal, na categoria “Inovação em Processos Organizacionais”. A iniciativa representou a Superintendência da PF no Estado (SR/PF/PB).

Trata-se do Módulo de Levantamento de Quantitativos para fins periciais, um aplicativo que auxilia na coleta de dados em campo dos peritos criminais. A ferramenta é fruto da combinação da experiência do grupo com o êxito do programa de estágio em Engenharia da unidade, que contou com as habilidades de informática da estudante Cecília de Freitas Vieira Couto, ex-estagiária do Setec-PB.

A iniciativa tem chamado a atenção e está sendo incorporada ao Projeto do Termo de Execução Descentralizado (TED), assinado pela Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

O concurso escolheu os três melhores projetos nas categorias: Inovação em Processos Organizacionais, Inovação na Atividade Policial e Inovação nos Serviços. Apesar de ter ficado em primeiro lugar na sua categoria, o projeto do Setec-PB não foi selecionado para a classificação geral, no entanto foi um dos indicados para contar com apoio institucional, visando a disseminação de sua aplicação nas demais unidades da PF.

O perito criminal federal Alysson Medeiros, chefe do Setec-PB e um dos responsáveis pelo projeto, celebra a conquista. “Apesar de não termos ganho o prêmio geral, a prática será absorvida pelo órgão central a fim de difundi-la em todo país, o que por si só é um grande reconhecimento”, afirma. Também estão envolvidos na iniciativa os peritos federais Thiago Albuquerque e Sídney Barbosa.

O objetivo do concurso foi incentivar a implantação de práticas inovadoras no âmbito da Polícia Federal, em especial nas Superintendências Regionais, com impactos positivos para o serviço público e para a sociedade, e que permitam a melhoria dos serviços prestados pela instituição.