A cidade de Foz do Iguaçu foi palco da 3ª edição da Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics 2021), maior evento do segmento na América Latina. De 2 a 5 de novembro, mais de 1100 pessoas passaram pelo evento, entre congressistas, autoridades e palestrantes. 

A organização da InterForensics é feita pela Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Polícia Federal. Nesta edição, o evento foi realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em formato 100% presencial e seguiu à risca todas as recomendações sanitárias para garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos.

Para Marcos Camargo, presidente da APCF e presidente de honra do evento, a IF 2021 foi uma demonstração de consolidação da conferência. “Esta edição mostrou que a InterForensics está consolidada na agenda de eventos de ciências forenses do mundo. Mais que uma oportunidade de troca de experiências, possibilitando o progresso da perícia criminal, é a chance para o Brasil absorver as boas experiências de outros países e também se consolidar como referência internacional na área forense”, destaca. 

“Não há como buscarmos uma sociedade melhor e mais justa se não combatermos a impunidade e não há forma mais adequada para atingir esse objetivo que não seja pelo emprego científico na resolução dos crimes. É necessário promovermos discussões que estão na fronteira do conhecimento de modo a fomentar reflexões sobre novas possibilidades de aplicação da criminalística na solução de casos que interessem à Justiça”, complementa Camargo.  

A programação do evento contou com minicursos, palestras, debates, apresentação de trabalhos científicos, além de 19 conferências temáticas simultâneas. Entre elas, o 2º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, trilha voltada para a discussão sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.  

Nos quatro dias de conferência, foi apresentada uma grade robusta de trilhas temáticas, abordando assuntos relacionados à balística forense, justiça e sociedade, antropologia forense, isótopos forenses, medicina legal e perícias médicas, medicina veterinária forense, odontologia legal, química forense, perícias de crimes ambientais, geologia forense, crimes cibernéticos, engenharia legal, genética forense, segurança eletrônica, documentoscopia, microvestígios, entre outros.

Presidente da InterForensics e da ABCF, João Ambrósio reforça a importância do evento para contribuir para o desenvolvimento das ciências forenses no país, e para a garantia da Justiça e dos direitos humanos. “Os principais pesquisadores do mundo estiveram reunidos em um único lugar. É uma oportunidade de avançar no debate sobre o uso da ciência no enfrentamento ao crime e à violência”, afirma.

A Comissão Organizadora da IF 2021 idealizou um ambiente propício para a geração de ideias e novas soluções, fomentando a troca de conhecimentos, o diálogo sobre as necessidades técnicas da comunidade de Ciências Forenses da América Latina e do mundo, além da exposição de produtos e serviços para os grandes players e tomadores de decisão.

Veja os melhores momentos da InterForensics 2021.