Estão abertas a partir desta segunda-feira (26) as inscrições para o 3º Workshop Nacional sobre Isótopos Forenses. O evento, que ocorre de 9 a 13 de agosto, é realizado pela Rede Nacional de Isótopos Forenses (Renif).

O uso de isótopos nas investigações representa a mais avançada tecnologia na análise de vestígios de cenas de crimes. Por meio da análise atômica é possível determinar características nas provas que seriam difíceis de serem detectadas com outras técnicas.

O Workshop Nacional sobre Isótopos Forenses tem como objetivo ampliar e consolidar essa área de estudos da perícia criminal em todo o país. Depois dos primeiros laudos utilizando essa técnica, em casos de repercussão nacional, o evento chega para demonstrar na prática os esforços de peritos, pesquisadores e demais profissionais da área para que essa ferramenta seja ainda mais difundida no Brasil.

Neste ano, o evento volta a trazer alguns dos mais renomados pesquisadores nacionais e internacionais sobre o uso de isótopos forenses. Entre eles, estão os professores Richard Paul Philp, da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos e Alejandra Figueroa Carvajal, perita criminal da Polícia de Investigações do Chile.

A programação também terá minicursos que vão explicar desde os fundamentos científicos de algumas áreas de aplicação dos isótopos e aulas sobre o emprego prático dessas técnicas nas investigações criminais.

As palestras e minicursos são gratuitos, mas possuem vagas limitadas. Neste ano, assim como em 2020, o encontro será de forma virtual. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial. O evento é patrocinado pela Sens Mass Espectometer. O apoio institucional é da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Polícia Federal.

Acesse o site oficial do evento.